O que é Cachaça?

O que é Cachaça?

08/11/2021

Com mais de 4 mil marcas registradas em cada canto do país e uma grande diversidade de aromas, cores e sabores, nossa aguardente tem indícios de produção que datam do começo do Século XVI. A cachaça é provavelmente o destilado mais antigo da América.
Para ser chamada de cachaça, nossa bebida precisa atender alguns pré-requisitos estabelecidos na Instrução Normativa Nº 13, de 29/Junho/2005:

“…a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (…)”

A CACHAÇA É 100% BRASILEIRA:

O francês tem o Champagne, o japonês tem o saquê, o escocês tem o scotch whisky, o americano o bourboun, o mexicano a tequila. Nós temos a cachaça e que só pode receber esse nome quando produzida em nosso território.

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA:

Cachaça deve ter seu teor alcoólico entre 38% e 48%. Caso não se enquadre nessa definicão, a bebida não pode ser comercializada com o nome de cachaça. Se um destilado tiver uma graduação acima, como 49% ou 50%, este recebe o nome de aguardente, e se acima e produzido com cana, igual a cachaça, “aguardente de cana-de-açúcar”.

FEITA COM CANA-DE-AÇÚCAR:

A única matéria-prima da cachaça obrigatoriamente deve ser o caldo fresco extraído da cana, chamado também de suco da cana ou garapa. Recomenda-se extrair em no máximo 24h o caldo após o corte da cana, como a MARC faz, utilizando-se moendas adequadas e limpas, para a qualidade da bebida se manter no auge. Se uma bebida destilada é produzida de outras fontes como caju, banana, jabuticaba, e não da cana-de-açúcar, ela não pode ser chamada de cachaça. Um destilado de caju, é uma aguardente de caju. Se adicionar especiarias ou ervas, esta é uma aguardente composta, ou cachaça com jambú (a exemplo das marcas que adicionam essa erva de origem paraense à cachaça).

1º A FERMENTAÇÃO, 2º A DESTILAÇÃO:

O mosto (caldo de cana + água) é levado para dornas de inox especiais, após a extração do caldo da cana, e é quando sofre o processo de fermentação pela ação de leveduras (no caso da MARC, leveduras essas cuidadosamente pré-selecionadas). O caldo de cana é transformado em vinho de cana pela ação dos microorganismos, em seguida é destilado em alambique de cobre, separando-se o coração (parte boa) da cabeça e da cauda, partes que se descartam. Ou seja, a cachaça é uma bebida fermento-destilada.

OS CONGÊNERES DA CACHAÇA:

Assim como em outras bebidas como o rum, o pisco, a tequila e o whisky, espera-se da cachaça também sabor da base alcoólica pura, sem passar por madeira. Diferente da vodka, que é um destilado de caráter neutro tecnicamente (de 96% etanol), a cachaça revela aromas e sabores primários da cana-de-açúcar e secundários da fermentação. Como é uma bebida monodestilada, muito do que se criou durante a fermentação não é perdido no processo de destilação (o que não ocorre com uma bebida multidestilada como a vodka). Há outros componentes além do etanol, como ésteres, aldeídos e ácidos que estão presentes na cachaça e contribuem para sua identidade e personalidade de bebida complexa, rica e saborosa.


barril barris carvalho americano american oak tennessee whiskey jack danielsbarril barris carvalho americano american oak tennessee whiskey jack daniels
Barris de ex-Tennessee Whiskey onde matura parte do blend da MARC Carvalho Americano.

AS MADEIRAS PARA MATURAÇÃO, ENVELHECIMENTO E ARMAZENAMENTO:

A cachaça pode ser consumida e apreciada em sua versão pura, sem ter suas características sensoriais influenciadas por madeiras. Porém, para se agregar cor, aromas e sabores distintos, e enriquecer nosso destilado, utilizamos barris, dornas e tonéis de madeiras específicas nesse processo. O Carvalho, tanto o Americano quanto o Europeu, importado do hemisfério norte, é o mais utilizado nesse processo. Mas um dos maiores diferenciais da cachaça está na utilização de madeiras singulares brasileiras, como: Amburana, Bálsamo, Jequitibá, Ipê, Grápia, Castanheira entre outras. Aprenda mais sobre madeiras em nosso post exclusivo: MADEIRAS PARA MATURAR CACHAÇA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.