Madeiras – Maturação da Cachaça

Madeiras – Maturação da Cachaça

08/11/2021

Maturar bebidas alcoólicas em madeira é uma arte que vem sendo praticada há mais de 2 milênios. Quando se percebeu que, ao se transportar e conservar bebidas em recipientes de madeira, agregava sabores diferenciados, tornou-se uma prática comum no processo de produção. Por meio dessa maturação na madeira, é possível aumentar aromas e sabores em mais da metade das características sensoriais da bebida.

DESCANSO EM TANQUES DE INOX

A maioria da cachaças, como a MARC, descansa por pelo menos de 3 a 6 meses em tanques de aço inox.
Além de funcionar nesse período como recipiente de estocagem, há a oxidação de alguns compostos nesse período, como o acetaldeído, enaltecendo a qualidade sensorial da cachaça.

ARMAZENAMENTO EM DORNAS


Drnas envelhecimento maturação cachaça amendoimdornas envelhecimento maturação cachaça amendoim
Dornas de Amendoim-bravo onde matura a MARC Clássica.

A cachaça matura por tempo indeterminado em dornas de qualquer tamanho. São barris de grande porte, feitos de madeiras que interferem pouco ou nada na cor do líquido e no sabor final.
São Paulo, Minas Gerais e Paraíba são regiões conhecidas por terem suas cachaças armazenadas em dornas feitas com madeiras nativas, como amendoim, freijó e jequitibá. Essas madeiras são de fácil extração, o que fez com que se popularizassem nessas regiões. Pela resistência, baixa porosidade (o que reduz a evaporação) e baixíssima capacidade em interferir no sensorial da bebida, mantendo as características principais da cachaça pura, essas madeiras se mostraram ideais para o armazenamento.

ENVELHECIMENTO EM BARRIS DE MADEIRA

50% do volume em uma garrafa de cachaça deve ser maturada por pelo menos um ano em barril de, no máximo, 700 litros, para ser considerada envelhecida. A maioria da cachaças envelhecidas passam por barris de carvalho americano (como a MARC Carvalho Americano) ou carvalho europeu. As madeiras brasileiras também contribuem nesse processo, como as principais Amburana e Bálsamo.

De acordo com o tempo da maturação, classificamos como: Prata, Ouro, Premium, Extra-Premium e Reserva Especial. Para saber mais sobre esses tipos, leia nosso artigo “Tipos de Cachaça”.

O que acontece durante esse processo?

O álcool extrai compostos da madeira, e ao mesmo tempo o oxigênio que está circulando pelos poros do barril forma ácidos, ésteres e aldeídos que modificam o líquido. A cachaça se diferencia de outros destilados porque também pode passar por madeiras que só nós temos, como o jequitibá, o bálsamo, o amendoim, o ipê, a amburana, a grápia, o jatobá, dentre mais de quarenta espécies, o que traz autenticidade, identidade e personalidade únicas ao nosso destilado nacional.

A tosta do barril:

Tostar o barril internamente é comum nas grandes tanoarias do mundo, inclusive no Brasil. A prática degrada compostos não desejáveis da madeira e também gera moléculas aromáticas que agregam qualidade sensorial à cachaça, e também rejuvenesce de certa forma barris exauridos pelo tempo.

MADEIRAS PARA ENVELHECER CACHAÇA:


barris barril carvalho americano envelhecimento maturação cachaça marcbarris barril carvalho americano envelhecimento maturação cachaça marc
Barris de Carvalho Americano, Carvalho Europeu e Amburana onde a MARC é maturada.

AMBURANA (Amburana Cearensis):

Alguns outros nomes: Imburana, Umburana, Cerejeira, Cumaru.
Sensorial: Cor dourada, âmbar cristalina. Aromas e sabores de baunilha, canela, cravo e outras especiarias.

BÁLSAMO (Mycrocarpus Frondosus):

Alguns outros nomes: Cabriúva, Pau-de-óleo, Cabriúna-preta, Pau-bálsamo.
Sensorial: Tom âmbar-avermelhado e sabores amadeirado e vegetal em barris novos. Em barris mais antigos e de maior volume, assume cor dourada com tons esverdeados e intensos aromas. Notas herbáceas e especiarias, como cravo, anis e erva-doce. Sensação de adstringência e picância.

CARVALHO EUROPEU (Quercus Petraea):

Sensorial: Cor âmbar. Aromas sutis e temperados, como amêndoa, baunilha e coco e adocicados, com textura e adstringência.
É a madeira mais usada no envelhecimento de cachaça.

CARVALHO AMERICANO (Quercus Alba):

Sensorial: Cor dourada. Aromas de mel, baunilha, coco e frutas secas. A cachaça passa a ter uma coloração mais amarelada e um sabor notoriamente amadeirado, como na MARC Carvalho Americano.

AMENDOIM (Pterogyne Nitens):

Sensorial: Quase incolor, sabor adstringente e menos ácido. Uma das mais nobres madeiras para o envelhecimento de cachaça. Alcança um patamar dificilmente alcançado por outras, pois ela consegue preservar o que existe de melhor na cachaça como o sabor e aroma da cana, acentuando essas virtudes e ainda diminuindo sua acidez e seu teor alcoólico, mas sem alterar seus sabores, como podemos ver na MARC Clássica.

barris barril carvalho americano maturação envelhecimento cachaça marc tennessee whiskey jack danielsbarris barril carvalho americano maturação envelhecimento cachaça marc tennessee whiskey jack daniels
Barris de carvalho ex-Tennessee Whiskey onde parte do Blend da MARC Carvalho Americano é maturada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.